segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Momento Cultural Setembro 2012



Momento Cívico e Cultural

Momento Cívico - Hino Nacional
 Nesta sexta-feira dia 28/09 foi realizado o Momento Cívico e Cultural do CMEI. Evento realizado mensalmente na última sexta-feira do mês, onde acontece integração de todas as turmas. Cada turma realiza uma “apresentação” de acordo com algum trabalho que estejam realizando durante o mês. Sempre é um momento de pura diversão!!!


Pré A - Teatro Camilão, o Comilão

Pré B - Primavera
MIII A - Planetinha Água



MIII B - Criança não trabalha
MII - Sementinha de Flor

MI - Barquinho de Papel

Permanência - MIII B - Homenzinho Torto

Palestra SEP 2012



Palestra Semana de Estudos Pedagógicos

A Docente Fernanda de Souza esteve no dia 22/09 dando formação aos Profissionais do CMEI Monteiro Lobato e do CMEI Erondy Silvério sobre Musicalização. Foi uma manhã muito proveitosa onde a Docente trabalhou com diversas práticas que podem ser aplicadas em sala.
A programação da SEP iniciou antes do recesso e finalizou com a palestra, a formação continuada sempre é a melhor forma de estarmos fazendo cada vez melhor para nossas crianças!!!



Atividade inicial relizada com os Profissionais

Atividade - Guardião do tesouro

Adicionar legenda

Brincando com tinta!!!




Berçário II



Área de conhecimento: Linguagem Visual
Objetivo: Experimentar a múltiplas possibilidades ao usar a tinta.

O contato com as cores aguça os sentidos, a percepção, permitindo descobertas e, à medida que a criança se desenvolve, a sua percepção cromática se amplia até chegar á distinção das cores. Num processo gradativo e singular. Caderno Pedagógico de Artes Educação Infantil. P.33.
Durante o desenvolvimento das atividades fomos percebendo que, a variedade de cores e as sensações que estas causam, quando ao alcance das mãos, dos pequenos, e o quanto despertam o desejo pelo conhecer, explorar e criar. Mesmo que inconscientemente cada criança após experimentar aquele momento colorido, com inicial estranheza, já estavam aptos a selecionar as cores que mais lhe agradavam, e então viam diante de si um pedaço de papel se transformado pelas suas mãos. Durante a atividade com os olhinhos atentos e observando o surgimento de novas cores, figuras sem formas definidas, e aos poucos a tinta foi secando entre os dedos, e no papel, transformando em uma bela visão. Pois foram eles naquele momento os transformadores visuais de um simples pedaço de papel e tinta. Um momento simples, mas de grande aprendizado para os bebes, considerando que todo o conhecimento que proporcionamos aos bebes, estruturam e organizam as aprendizagens que dão suporte  para as novas fases, sendo assim quanto mais forem estimulados melhores os resultados nos anos seguintes.
 De acordo com Iavelberg, p.2. Caderno Pedagógico de Artes Educação Infantil. É importante permitir que a criança utilize-se das artes visuais para expressar experienciais sensíveis desde o berçário, pois à medida que a criança inicia seu processo de representação, o desenho ganha valor simbólico permitindo que a criança exponha suas idéias.


EDUCADORAS; Ângela, Kari, Maria Terezinha.