Berçário
II
Área de conhecimento: Linguagem Visual
Objetivo: Experimentar a múltiplas
possibilidades ao usar a tinta.
O contato com as cores aguça os
sentidos, a percepção, permitindo descobertas e, à medida que a criança se
desenvolve, a sua percepção cromática se amplia até chegar á distinção das
cores. Num processo gradativo e singular. Caderno Pedagógico de Artes Educação
Infantil. P.33.
Durante o desenvolvimento das
atividades fomos percebendo que, a variedade de cores e as sensações que estas
causam, quando ao alcance das mãos, dos pequenos, e o quanto despertam o desejo
pelo conhecer, explorar e criar. Mesmo que inconscientemente cada criança após
experimentar aquele momento colorido, com inicial estranheza, já estavam aptos
a selecionar as cores que mais lhe agradavam, e então viam diante de si um
pedaço de papel se transformado pelas suas mãos. Durante a atividade com os
olhinhos atentos e observando o surgimento de novas cores, figuras sem formas
definidas, e aos poucos a tinta foi secando entre os dedos, e no papel,
transformando em uma bela visão. Pois foram eles naquele momento os
transformadores visuais de um simples pedaço de papel e tinta. Um momento
simples, mas de grande aprendizado para os bebes, considerando que todo o
conhecimento que proporcionamos aos bebes, estruturam e organizam as
aprendizagens que dão suporte para as
novas fases, sendo assim quanto mais forem estimulados melhores os resultados
nos anos seguintes.
De acordo com Iavelberg, p.2. Caderno
Pedagógico de Artes Educação Infantil. É importante permitir que a criança
utilize-se das artes visuais para expressar experienciais sensíveis desde o
berçário, pois à medida que a criança inicia seu processo de representação, o
desenho ganha valor simbólico permitindo que a criança exponha suas idéias.
EDUCADORAS; Ângela, Kari, Maria Terezinha.